Benefícios da caminhada para o nosso corpo e mente

Acho que você não conhece um exercício que seja mais fácil que a caminhada, não é mesmo? Mas você sabe os benefícios da caminhada para o nosso corpo? E dizer que você não caminha por falta de tempo é mentira, pois uma caminhada de 10 minutos já ajuda bastante.

Importância da caminhada

A caminhada é o exercício mais simples que tem, não exige habilidade, não tem custo, pode ser feita quando você bem entender, sem restrição de idade, e se você tiver uma esteira pode ser feita em casa o que não é necessário.
E é um excelente exercício para quem deseja perder peso, alias para quem esta a cima do peso esse é o primeiro passo para seu emagrecimento. Pois quando alguém começa a fazer exercícios é necessário que comece de leve no inicio e que seja uma atividade mais simples. Vamos então ver quais são os benefícios da caminhada para nossa vida.

Benefícios da caminhada para o nosso corpo

E quais são os benefícios da caminhada para o nosso corpo?

Melhora a circulação:

Uma caminhada que dure uns 40 minutos consegue reduzir a pressão arterial durante 24 horas após ser feita. Durante o exercício o fluxo do sangue aumenta e diminui a pressa, fazendo com que as válvulas do coração trabalhem mais e melhore a oxigenação do corpo.

Combate a osteoporose:

Quando nossa fazemos a caminhada esse exercício faz com que os ossos do nosso corpo sejam beneficiados. O movimento do nosso corpo enquanto caminhamos faz com que exista mais estímulo elétrico nos ossos chamados piezelétricos, sendo assim os ossos ficam mais resistentes e com menos riscos de ter osteoporose.

Melhora na auto-estima:

As pessoas que geralmente praticam exercícios ao ar livre são mais bem-humoradas e tem a autoestima lá em cima, ao contrario de quem não tem esse hábito. Opte por praticar caminhadas ao ar livre ao invés de esteira.

Ajuda na insônia:

Quando nós caminhamos nosso corpo produz substancias estimulantes, como por exemplo a adrenalina, fazendo com que o corpo fique mais ativo após a caminhada e também melhorando nosso sono durante a noite.

Ameniza a vontade de comer:

Foi comprovado que quando você pratica um esporte como a caminhada acaba diminuindo sua vontade em comer besteiras. Fizeram um teste em que chamaram pessoas que fosse apaixonada por doce e metade caminharam 15 minutos em uma esteira e outra não, os que caminharam quase não tiver vontade de comer besteiras após o treino.

Contribui para o emagrecimento:

Um dos principais benefícios procurado por quem quer começar a fazer a caminhada, temos a opção de praticar na esteira de uma academia onde muitas pessoas o fazem, mas no fim de semana quando não abre, porque não caminhar durante uns 30 minutos ao ar livre não é mesmo?

Benefícios da caminhada

Caminhar ajuda a esvaziar a cabeça:

Fazer uma boa caminhada não só ajuda seu corpo, mas também a sua cabeça. Caminhar faz com que você faça uma limpeza na sua mente, ajudando a aumentar nossa consciência, pois quando saímos nos ativamos nossos sentidos. Ao invés de deixar o mundo passar por nós porque não passarmos por ele? Podemos estar presente e ver o nosso ambiente.

Ajuda a respirar melhor:

Quando nos fazemos algum exercício conseqüentemente nosso corpo necessita de oxigênio, isso quer dizer que automaticamente nossos pulmões trabalham mais. Se caminharmos freqüentemente aumentamos nossa capacidade pulmonar.

Combate derrames, infartos e diabetes:

Quem tem o costume de caminhar tem menos risco de sofrer de algum problema cardiovascular, ajudando a controlar a pressão sanguínea. Já a diabetes é evitada, pois quando você faz uma caminhada seu corpo produz uma maior quantidade de insulina uma substancia capaz de absorver a glicose.

Mas não pense que se seu objetivo for de emagrecer praticando a caminhada vai obter isso rapidamente, muito pelo contrario, a caminhada é um exercício suave e por isso mesmo o resultado é lento porem saudável!
Eu não vou ficar fora dessa oportunidade de fazer uma melhoria não só no meu corpo, mas na minha saúde e mente. Então borá levantar desse sofá e praticar uma boa caminhada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *