Gordura saturada e insaturada, entenda a diferença?

É muito comum que as pessoas se perguntem qual é a diferença entre gordura saturada e insaturada. Em muitos casos, a internet pode auxiliar para que dúvidas como esta sejam sanadas, principalmente para ajudar na melhoria da saúde da população em geral.

Muitos problemas de saúde causados pela má alimentação estão em pauta ultimamente. Por isso, é preciso atenção e cuidado com a própria saúde para que os alimentos consumidos não virem os inimigos de uma vida mais saudável.

Ao contrário do que muitos imaginam, diversas pessoas possuem uma má alimentação e não praticam exercícios físicos, o que consequentemente acaba prejudicando a sua saúde, no entanto, ainda existe uma grande dúvida quando o assunto nada mais é do que gorduras, qual a diferença da gordura saturada e insaturada?

Se você também faz parte desse grupo e possui dúvida em relação a este importante assunto, então, fique tranquilo, pois é exatamente sobre isso que irei falar hoje, afim de atender todas as suas dúvidas.

Gordura saturada e insaturada, saiba um pouco mais

Com uma vida cheia de afazeres e de muito trabalho, as pessoas se encontram em situações complicadas de tempo para se alimentarem, neste sentido, acabam comendo grandes quantidades de alimentos industrializados e prejudicando a própria saúde.

Gordura saturada e insaturada

O grande problema da maioria dos enlatados que encontramos nos supermercados, é a alta taxa de conservantes e corantes, além de uma gordura excessiva e desnecessária para o funcionamento normal do corpo humano.

Porém, adultos e crianças caem na armadilha de comerem em grandes franquias de lanches rápidos e se esquecem de que as gorduras são totalmente prejudiciais para a saúde. Tanto a gordura saturada e a insaturada podem fazer mal à saúde se consumidas em grandes quantidades.

      Assim, é importante diferenciar a gordura saturada e insaturada para que os níveis de alimentação fiquem cada vez melhores, diminuindo assim as doenças e as taxas de obesidade que são cada vez mais comuns na sociedade atual.

A maior diferença da gordura saturada e insaturada, é que a primeira é derivada de produtos de origem animal. Neste sentido, a gordura saturada é muito encontrada não só em carnes vermelhas, mas também em carnes brancas, nos derivados de leite em geral – creme de leite, manteiga, leite condensado e iogurte – além do azeite de dendê, bacon e etc.

Então as duas gorduras fazem mal?

A gordura saturada pode ser perigosa, pois aumenta os níveis de colesterol e aumenta os níveis de chance de as pessoas adquirirem problemas de coração.

Por outro lado, em comparação, a gordura insaturada não faz tanto mal à saúde. Encontrada em produtos de origem vegetal, são exemplos desta gordura o azeite de oliva, no óleo de milho e de castanha do Pará, além de ter concentrações na amêndoa, nas sementes de linhaça, no abacate entre outros. Esta gordura faz com que o colesterol ruim seja diminuído.

gordura saturada

Visto que é extremamente importante saber o que são gorduras saturada e insaturada, é essencial que novos padrões de consumo de alimentos sejam criados.

Acrescente em seu cardápio alimentos mais saudáveis, como verduras, legumes, saladas e frutas, pois além de muito saborosos irão fazer muito bem para a sua saúde.

Como diminuir os riscos do consumo dessas gorduras?

Uma boa dica é variar um pouco os alimentos consumidos, pois deste modo, você não irá enjoar e correr o risco de cancelar a sua alimentação saudável livre de excessos de gordura saturada e insaturada (o que por erro, infelizmente acaba ocorrendo com muitas pessoas).

Não se esqueça que a realização de exercícios também é algo primordial, por isso, preze por fazer uma atividade que realmente goste, seja um esporte, academia ou até mesmo caminhadas semanais, o que importa é se exercitar e sair do sedentarismo.

Jamais se esqueça de que consumir grande quantidade de gordura saturada podem fazer muito mal à saúde, pois aumentam muito os níveis de colesterol e podem aumentar a sua chance de ter problemas de coração.

Consumir produtos industrializados em excesso irão prejudicar a sua saúde a longo prazo, por isso fique atento aos rótulos e leia quais são os compostos dos alimentos que você compra.

Por outro lado, tente substituir as gorduras saturadas pelas insaturadas, por exemplo, use o azeite para temperar saladas e coma mais alimentos que contem esta gordura boa, como castanhas do Pará e amêndoas.

A gordura insaturada auxilia na diminuição do colesterol ruim se ingerido em suas quantidades recomendadas. Lembre-se de que a sua saúde vem em primeiro lugar, por isso, esteja sempre atento e antenado às dicas de saúde.

Gostou das nossas dicas de como ter uma vida mais saudável?

Agora que você descobriu dicas maravilhosas de como cuidar melhor de sua saúde, não se esqueça de correr e compartilhar as dicas aprendidas com os seus amigos e familiares, aproveite e curta a nossa página para que sempre esteja por dentro das melhores dicas de saúde. Esteja firme nos seus objetivos de ser mais saudável e seja ainda mais feliz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *